Palavra do Presidente | O orgulho de ser um produtor de alimentos

10/10/2024

Compartilhar

Divanir Higino, presidente da Cocamar

Recentemente o Sistema Ocepar/Sescoop lançou na Cocamar o piloto de um programa voltado à sucessão na propriedade rural. Trata-se do Unindo Gerações, cuja expectativa é, nos próximos anos, implementá-lo também em outras cooperativas do estado.

Com seu histórico de pioneirismo, dinamismo e inovação, a Cocamar foi escolhida para sediar a iniciativa que é fundamental para o futuro da atividade rural e do cooperativismo paranaense

Por meio dela, pretende-se incentivar o surgimento de jovens lideranças entre as famílias cooperadas e, ao mesmo tempo, fazer com que os filhos e filhas dos produtores estejam preparados para dar prosseguimento à atividade familiar.

O título Unindo Gerações resume: a soma do conhecimento dos mais experientes à energia renovada, à capacitação e aos sonhos dos que estão chegando para que, juntos, conduzam o negócio que é o carro-chefe da economia brasileira e que faz do país uma potência mundial na produção de alimentos.

Ao compartilhar entre os membros de uma família seus conhecimentos e aprendizados, bem como as ponderações, minimizam-se os riscos. Por outro lado, não há como imaginar o sucesso do trabalho dos produtores sem que eles possam contar com os suportes técnico e logístico e a segurança oferecida por cooperativas fortes como a Cocamar.

A missão da Cocamar, importante destacar, é atender ao cooperado, assegurando a perpetuação da cooperativa de forma sustentável. A sustentabilidade está voltada também ao crescimento da organização e à valorização das pessoas.

No Paraná, os milhares de cooperados do ramo agropecuário têm, ao seu dispor, o sistema cooperativista mais desenvolvido do Brasil, em relação ao qual seus avós e pais tiveram – ou ainda têm - um papel relevante para o seu fortalecimento.

Estamos falando de uma conquista a ser preservada e essa é, justamente, a missão confiada às novas gerações. Por isso, estar ao lado dos pais no campo, onde a tecnologia permite explorar todo o potencial produtivo e superar desafios, é também para os jovens a oportunidade de se desenvolverem profissionalmente e atuar em um nobre setor, sempre em evolução e crescimento, que é a produção de alimentos, e do qual muito nos orgulhamos.